Call me by your Name - Critica
Call me By your Name .
Verão , Norte de Itália , ano de 1893 . O típico romance Gay perfeito .
Acredito que está frase seja mesmo a melhor para definir este filme , passo a repetir : "O típico romance Gay perfeito " .
Por incrível que pareça numa sociedade regida por conceitos Heteronormativos , estruturada ainda infelizmente com base no preconceito , está frase faz sentido na minha cabeça . Mas passemos ao filme ....
Os créditos de abertura são ilustrados por figuras romanas , pode parecer uma simples e inocente solução e até uma tentativa de fazer transparecer o clima histórico que o filme comporta mas na realidade avaliadas de outra perspectiva , da minha perspectiva , representam desejo e admiração .
É assim que Elio (Timothée Chalamet) observa Oliver (Armie Hammer) o novo ajudante de seu pai , este ultimo um importante historiador de arte romana .
Elio simboliza o amor puro e verdadeiro , o primeiro grande amor .
Podemos até dizer que a Imagem de Maléfica , Elio representa a dualidade entre os dois lados do amor . O amor verdadeiro , que ama sem precedentes , e a crueldade do amor .
Timothée Chalamet é essencial para este filme ,a sua fragilidade fica-nos na memoria, quase que conseguimos amar não só juntamente como também intensamente Oliver a partir dos olhos de Elio .
Oliver por sua vez observado por Elio é o homem perfeito .
Existe claro um grande trabalho do realizador para fazer transparecer está sensação .
Na minha opinião o filme baseia-se na descoberta sexual e o desbravar da puberdade de Elio , demonstrado todas as suas fragilidades e emoções , contra-balançado com a maturidade , e sensatez de Oliver .
Elio é algo semelhante a um bailarino que adpta-se a musica tocada por Oliver , sendo o sua relação
a verdadeira simbiose entre a dança e a musica .
Demostra também em elipse um retrato de uma família moderna multi-cultural , que sobrepõe a felicidade do filho acima de qualquer desejo , cor ou religião .
Por esta razão Elio vé o mundo com uma fluidez total , uma mistura de tudo , o que confere uma naturalidade ao despertar da sua sexualidade , sem uso necessário de rótulos .
Ainda que o romance seja uma idealização da perfeição , o que acontece entre Oliver e Elio é totalmente imperfeito , o que torna a meu ver tudo tão natural e intenso .
É o retrato perfeito de uma jornada de amadurecimento .
É o retrato da quebra do tabu sexual falando abertamente de sexo .
É um apelo a diversidade.
É um apelo ao amor .
Alguns dados :
Data de lançamento: 24 de novembro de 2017 (EUA)
Bilheteria: 10,1 milhões USD
.
Ainda hoje vi outra crítica a este filme e acho que vou mesmo ter de ver ahah! Parece maravilhoso!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!